Projeto

Repercussões

O objetivo geral do grupo é promover o estudo dos clássicos da filosofia e das ciências humanas e sociais (por “clássicos” entenda-se aqueles autores e textos cujas reflexões permanecem relevantes no presente, independentemente de sua época), investigando como podem contribuir para o debate atual em torno do amplo conjunto de questões relacionadas à informação e ao conhecimento, com ênfase nos fundamentos, imbricações e implicações de natureza ética, política e epistemológica da ciência, da tecnologia e da inovação. Essa investigação envolve o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ciclos de leitura e debates, dentro de cada linha de pesquisa e entre ambas, que irão resultar em orientações, cursos, seminários, publicações e registros audiovisuais, voltados à formação, à comunicação e à divulgação científica.

Linha 1 – Ciência, tecnologia e inovação

Buscar na filosofia e nas ciências humanas e sociais as bases para fundamentar criticamente análises em torno da dimensão ética, política e epistemológica das inovações tecnológicas e científicas em curso, particularmente no campo da informação.

Linha 2 – Ética, política e epistemologia

Mapear e analisar interseções relevantes entre o pensamento ético, o político e o epistemológico entre os clássicos da filosofia, e das ciências humanas e sociais. Entender o papel desempenhado pelo conjunto de significados que atribuímos ao conceito de informação nesse pensamento e em suas interfaces, nos momentos nos quais terá se mostrado mais relevante, e, em especial, na atualidade.

Advertisements